AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) avança nas ações de sustentabilidade, traduzindo em práticas efetivas as indicações da Campanha Junho Verde, que visa desenvolver o entendimento da população sobre a importância de preservar o meio ambiente. Painéis fotovoltáicos, redução no uso de descartáveis e horta orgânica são algumas das ações que vão além do debate e contribuem para o cuidado da Casa Comum.

Junho Verde

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, conta que a Presidência da Conferência enviou uma carta aos bispos motivando as iniciativas para celebrar o Junho Verde nos municípios, de modo a fortalecer “essa grande batalha de cuidar da nossa casa comum e evitar os prejuízos que já estão aí nos mostrando, na natureza, a ação do homem quando é irresponsável”.

Na quarta-feira, 5 de junho, quando foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, dom Ricardo afirmou ser ocasião para refletir as propostas do Papa Francisco na encíclica Laudato Si’: o cuidado da Casa Comum, a Ecologia Integral, a responsabilidade humana sobre o planeta.

“Deus nos deu todos esses dons, tudo era muito bom, como nos diz no Gênesis. E nós precisamos cuidar e zelar. É responsabilidade humana de grande importância, começando pela consciência pessoal, onde as pessoas têm que cuidar na sua casa, no seu jardim, nas suas vidas; depois as responsabilidades eclesiais – como a Igreja se compromete com o meio ambiente, a Casa Comum; e as responsabilidades sociais, que entram aí que os municípios, os estados e próprio país. Por isso veio a lei Junho Verde que foi proposta pela CNBB”, lembrou dom Ricardo.

FONTE: CNBB Nacional