Celam é sinal de colegialidade afirma o Papa Leão XIV em carta enviada ao cardeal Jaime Spengler

Celam é sinal de colegialidade afirma o Papa Leão XIV em carta enviada ao cardeal Jaime Spengler
28/05/2025
Celam, Santa Sé

O Papa Leão XIV enviou uma mensagem ao Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho, reunido em sua 40ª Assembleia Geral Ordinária, no Rio de Janeiro (RJ). Ele uniu-se à ação de graças pelos 70 anos de caminhada pastoral em favor da evangelização e do acompanhamento às Igrejas particulares feito pelo organismo continental.

Em proximidade aos bispos, o pontífice lembrou a importância do “espírito colegial para discernir juntos os desafios que o tempo presente apresenta à Igreja na América Latina”; sobretudo, convidou-os a buscar soluções segundo “os critérios da Sagrada Escritura, da Tradição e do Magistério”.

Confira o texto, na íntegra, traduzido para o Português do Brasil:

Telegrama do Santo Padre

SR. CARDEAL JAIME SPENGLER
ARCEBISPO DE PORTO ALEGRE
PRESIDENTE DO CELAM

Por ocasião da 40ª Assembleia Geral Ordinária do CELAM, na qual se comemora o 70º aniversário da Primeira Conferência do Episcopado Latino-Americano e da criação desse Conselho Episcopal, saúdo cordialmente todos os bispos da América Latina e do Caribe, reunidos em espírito colegial para discernirem juntos os desafios que o tempo presente apresenta à Igreja na América Latina, e para buscarem, em comunhão afetiva e efetiva, iniciativas pastorais que levem a soluções segundo os critérios da Sagrada Escritura, da Tradição e do Magistério.

Uno-me à ação de graças ao senhor pela celebração desta feliz efeméride, que nos recorda como o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho é um sinal de colegialidade, assim como um órgão de contato, colaboração e serviço das Conferências Episcopais da América Latina na tarefa da evangelização e da atenção pastoral ao santo povo fiel de Deus que peregrina nesse amado continente. Na atual conjuntura histórica, em que um grande número de homens e mulheres sofre tribulações e pobreza causadas pelas contínuas crises em escala continental e mundial, temos urgente necessidade de recordar que é o Ressuscitado, presente em nosso meio, quem protege e guia a Igreja, reacendendo nela a esperança por meio do amor que “foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5), suplicando ardentemente a Ele que fortaleça a Igreja em sua missão de ir ao encontro de tantos irmãos e irmãs, para anunciar-lhes a mensagem de salvação de Cristo Jesus e torná-los participantes da alegria que nasce do encontro pessoal com Ele.

Agradecendo ao CELAM pelo serviço de animação missionária que realiza nessas terras latino-americanas, peço-lhes que rezem ao Bom Pastor por mim, para que eu seja sempre fiel ao ministério em favor da Igreja Universal que Ele quis confiar-me. Ao mesmo tempo, invocando a constante proteção de Nossa Senhora de Guadalupe, concedo de coração a Bênção Apostólica, como penhor de abundantes bens celestes

LEÃO P.P. XIV

FONTE CNBB Nacional

T