CNLB NE I
XIX AGO – 20 a 22.04.2007 – Fortaleza – Ceará
TEMA: Os Leigos do Rio de Janeiro(1955) à Aparecida-SP(2007)
ASESSORIA – Pedro Cadeira de Araújo – CNLB NE I
REFLEXÕES E DECISÕES DOS BISPOS SOBRE OS LEIGOS NAS CONFERÊNCIAS DO RIO DE JANEIRO(1955), MEDELLIN(1968), PUEBLA(1979) E SANTO DOMINGO(1992)
AS CONFERÊNCIAS – Contextos, desafios pastorais(problemas) e respostas pastorais(soluções), reflexões doutrinárias, temas centrais, os quais guiaram as reflexões e as decisões dos Bispos na Igreja na América Latina
I – 1a. CONFERÊNCIA(Pré-Conciliar) – Rio de Janeiro-Brasil, 1955, Papa Pio XII
TEMA: “Vocações e Instrução Religiosa”.
DESAFIOS PASTORAIS: a) com a promoção e a formação dos agentes eclesiais(problemas eclesiais); b) com a integração latino-americana(problemas sociais).
RESPOSTAS PASTORAIS: a) formar melhor o Clero para combater às “ameaças”ao catolicismo(solução eclesial); b) formar melhor o Leigo, especialmente na Bíblia, para “reconquistar ”os que deixaram a Igreja Católica(solução eclesial); c)o estudo da DSI, tarefa especial e insubstituível cabida ao laicato católico(solução social); d) a prática de obras de caridade(solução social – assistencialismo – Banco da Providência).
OUTRAS PREOCUPAÇÕES DA CONFERÊNCIA DO RIO DE JANEIRO: a) com a escassez de sacerdotes; b)com a ignorância religiosa do povo; c) com a missão entre os infiéis; d) com a defesa da fé católica.
PONTOS POSITIVOS DA CONFERÊNCIA DO RIO DE JANEIRO: a) a fundação do CELAM; b) o início do processo de articulação e comunhão da Igreja na América Latina.
II – 2a. CONFERÊNCIA(Pós-Conciliar) – Medellín-Colômbia, 1968, Papa Paulo VI.
O CONCÍLIO VATICANO II – Roma, 1962 a 1965, Papas João XXIII e Paulo VI.
OBJETIVOS DO CV II: a) a renovação da Igreja; b) a inserção da Igreja no mundo.
DOCUMENTOS DO CV II: 16 Documentos(4 Constituições – Sacrossantum Concilium(liturgia),Gaudium et Spes(pastoral); Dei Verbum(a palavra de Deus) e Lumen Gentium(a Igreja).
DECISÕES(opções, afirmações) DO CV II: a) o primado absoluto da palavra de Deus; b) a afirmação da base laical da Igreja POVO DE DEUS; c) a afirmação colegial da Igreja; d) a nova relação da Igreja com o mundo.
– A AFIRMAÇÃO DA BASE LAICAL DA IGREJA: A Igreja POVO DE DEUS: com o CV II, aconteceu uma revolução na concepção de Igreja. Com o CV II, a Igreja se definiu, não mais a partir da Hierarquia, mas a parir da Igreja POVO DE DEUS. Todos, Pastores e Leigos, pelo BATISMO, são iguais em dignidade e ação comum(missão) a serviço da Igreja e da construção do Reino de Deus.
A CONSTIUIÇÃO DOGMÁTICA LUMEN GENTIUM(Luz dos Povos) – Cap. II – O Povo de Deus. Cap. IV – Os Leigos.
A LUMEN GENTIUM: a) diz o que se entende por Leigos; b) fala sobre a índole secular dos Leigos; c) fala da dignidade dos Leigos; d) fala da igualdade dos Leigos; e) fala da unidade e da diversidade; f) fala da vida salvífica e do Apostolado dos Leigos.
A LUMEN GENTIUM – diz que Os Leigos, pelo BATISMO e pela CONFIRMAÇÃO, são partícipes da tríplice função salvífica de Cristo: a sacerdotal(Cristo VIDA – Hb 7,21); a profética (Cristo VERDADE – Jô 6, 14) e a real(Cristo CAMINHO – Mt. 20, 28). Fala do sacerdócio comum de Cristo(dos fiéis) e do sacerdócio ministerial(hierárquico)
Conclusão da LUMEN GENTIUM: O que a alma é para o corpo, isto sejam os cristãos no mundo.
II – 2a. CONFERÊNCIA – de Medellín
TEMA: “A Igreja na atual transformação da América Latina, à luz do Concílio Vaticano II”.
OJETIVO DA CONFERÊNCIA DE MEDELLIN : aplicar o CV II na Igreja na América Latina.
CONCLUSÕES DE MEDELLIN: 16 documentos. Doc. 10 – Movimentos Leigos. Doc. 13 – A formação do Clero.
Os LEIGOS EM MEDELLIN: Critérios teológico-pastorais – a livre iniciativa(Populorum Progressio, 81).
MEDELLIN: Caracterização dos Leigos.
III – 3a. CONFERÊNCIA – Puebla-México, 1979, Papa João Paulo II.
TEMA: “A Evangelização no presente e no futuro da América Latina”.
OS LEIGOS EM PUEBLA: a)dimensão do campo de ação dos Leigos; b) reflexão doutrinal; c) dimensões essenciais da espiritualidade dos Leigos(Puebla 797).
IV CONFERÊNCIA – Santo Domingo-República Dominicana, 1992. Papa João Paulo II.
TEMA: “A Nova Evangelização, a Promoção Humana e a Cultura Cristã”.
OS LEIGOS EM SANTO DOMINGO: a) o protagonismo dos Leigos; b) o clericalismo; c) a organização dos Leigos; d) os movimentos de Leigos; e) a fundamentação teológica da organização dos Leigos(Santo Domingo 94 final).
A Palavra-CHAVE de cada Conferência: Medellín(libertação):Puebla(comunhão e participação); Santo Domingo(inculturação)
V – 5a. CONFERÊNCIA – Aparecida-SP-Brasil, maio de 2007. Papa Bento XVI.
TEMA: “Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, para que Nele nossos povos tenham vida”
LEMA: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” – Jô 14, 6.
PROPOSTA E DEFINIÇÃO DA V CONFERÊNCIA: XVIII Assembléia Ordinária do CELAM – 2001.
OBJETIVO DA V CONFERÊNCIA: mobilizar a Igreja em uma grande missão continental.
MOTIVAÇÃO DA MISSÃO CONTINENTAL: a) apatia dos cristãos diante da realidade atual; b) globalização excludente; c) não respostas concretas da Igreja às necessidades reais dos seus fiéis(formação, diálogo e acolhimento); d) saída dos católicos para as Igrejas Pentecostais(mobilidade religiosa); e) grande número de católicos por tradição, sem uma participação em uma Igreja, comunidade de fé, Povo de Deus.
PROPOSTA DA MISSÃO CONTINENTAL: a) em comunidades vivas: a formação da comunidade como “casa e escola de comunhão; b) a religiosidade popular e sua força evangelizadora; c) a formação dos Leigos em vista do seu protagonismo na Evangelização.
O PANO DE FUNDO DA V CONFERÊNCIA: é a VIDA, elemento central do Cristianismo, como definiu Jesus: ‘Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância”(Jô. 10, 10).
O DOCUMENTO DE PARTICIPAÇÃO: publicação do CELAM, em outubro de 2005, após consultas às Conferências Nacionais. O documento foi enviado a todas as Dioceses da América Latina, para estudo, discussão e apresentação de sugestões.
AS CONTRIBUIÇÕES DA IGREJA NO BRASIL: o tema da V Conferência foi bem recebido no Brasil, mas o Documento de Participação, em si,por seu conteúdo, por sua metodologia, não o foi. A Igreja, no Brasil, acha que devem ser reavivados o DISCIPULADO e a MISSÃO da Igreja, hoje, mas sem deixar de ressaltar as linhas e diretrizes que nortearam o CV II, Medellín, Puebla e Santo Domingo(a tradição da Igreja na América Latina).
PERGUNTAS:
1a. Qual será a palavra-chave de Aparecida?
2a. Quais as reflexões que farão, as decisões que tomarão os Delegados da V Conferência sobre os Leigos, sua vocação e sua missão na Igreja e no mundo?
Fortaleza, XIX AGO , 20 a 22.04.2007
BIBLIOGRAFIA
1. RUMO À V CONFERÊNCIA do Episcopado da América Latina e do Caribe – Paulinas
2. CONCLUSÕES DE MEDELLIN – Paulinas.
3. Conclusões de Conferência de PUEBLA – Paulinas.
4. Conclusões da IV Conferência do Episcopado Latino-Americano – SANTO DOMINGO- Paulinas
5. DOCUMENTOS DO CELAM – Paulus
6. COMPÊNDIO DO VATICANO II – Constituições, Decretos e Declarações –Vozes
7. SÍNTESE DAS CONTRIBUIÇÕES DA IGREJA NO BRASIL À CONFERÊNCIA DE APARECIDA – CNBB